terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando o objetivo é destacar o quadro central

DEFINA A BASEAqui, o objetivo era destacar o quadro central. Para isso, ele foi centralizado em relação à largura estabelecida para toda composição – 2,80 m – e tomado como referência para o alinhamento superior. Outra preocupação foi manter a mesma distância entre as quatro obras que o cercam, definindo assim a base para o alinhamento inferior. As demais peças foram usadas para preencher a área pré-estabelecida.

Para toda a vida | Para obras contemporâneas, há vários tipos de montagem, e todos partem de um princípio básico: o vidro não pode encostar no trabalho, algo garantido pelo paspatur (borda em torno da obra). Andrea Angulo, especialista em montagem e conservação, alerta para a importância do paspatur e da cola com pH neutro para evitar a corrosão da peça. E estes devem ser trocados a cada cinco anos em ambientes climatizados e, a cada dois, em casas de praia.

Misture estilos | Combinar quadros com molduras e temas diferentes é um desafio que exige prática e bom senso. O casamento harmonioso entre o clássico e o moderno se deu com a junção dos caixilhos dourados – a maioria em fundo preto – com os maiores, unidos, por sua vez, pela proximidade do tema e da cor.

No corredor | Para que o volume da composição não sobrecarregue o ambiente, escolha um local amplo e com poucos elementos, como um corredor extenso, desde que o quadro de destaque fique centralizado em relação à largura da metragem.

Antes de perfurar a parede, teste a montagem no chão. Em seguida, transfira as medidas para a superfície com o auxílio de uma fita adesiva.

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